4 dicas de segurança para você aproveitar as compras de final de ano - Grupo CoopServices
Portaria inteligente RedCode alia tecnologia e atendimento qualificado para sua segurança
07/12/2016
3 motivos para terceirizar portaria em condomínios e empresas e garantir a segurança
21/12/2016
Exibir tudo

4 dicas de segurança para você aproveitar as compras de final de ano

Chegou a época mais movimentada para o comércio. As ruas ficam repletas de luzes e decorações natalinas, indicando que o ano está no fim e que logo é hora de nos reunirmos com a família e trocarmos presentes. E para estimular ainda mais a economia chega também o 13º salário para a maioria dos trabalhadores.

Neste cenário é necessário ficar atento para não virar alvo fácil dos criminosos.  Então vamos lhe mostrar aqui 4 maneiras de se proteger quando sair às compras.

O aumento de circulação de pessoas normalmente faz aumentar a ocorrência de furtos e roubos nas regiões de comércio de rua, o que motiva operações especiais e aumento do policiamento preventivo, conforme informações da própria Polícia Militar do Paraná que dá dicas valiosas para evitar a ação de bandidos.

Porém o perigo não é só na rua, também dentro dos shoppings centers a recomendação é ficar atento para abordagens nos estacionamentos, que embora dotados de sistemas de segurança eficientes, com câmeras de vigilância e a presença de profissionais de segurança, são locais onde as pessoas podem ser vítimas de roubos.

Confira agora algumas dicas preventivas para sua segurança:

Cuidado começa ao sair de casa

Independente da época do ano e do horário fique atento ao sair e chegar em casa, seja de carro ou caminhando. Observe se tem algum veículo suspeito na rua, por muito tempo parado com pessoas dentro. Se achar estranho comunique o zelador ou porteiro. Se perceber que está sendo seguido procure agir com naturalidade e dirija-se para guaritas de segurança ou áreas de maior movimento.

Procure locais com boa iluminação

Se vai aproveitar o final do dia para fazer as compras ou ver a decoração de Natal redobre a atenção. No anoitecer as pessoas geralmente estão mais cansadas e a falta de luz natural pode prejudicar a percepção de pessoas suspeitas em volta. Se estiver de carro evite estacionar em local mal iluminado e muito distante de onde pretende ir ou mesmo da entrada de acesso ao shopping.

Comportamento adequado
  • Evite falar ao celular quando caminhar carregando muitas sacolas. A conversa pode distrair e é neste momento que os bandidos agem.
  • Bolsas ou mochilas devem ser sempre levadas na frente e de forma transversal. Os homens também devem evitar deixar a carteira no bolso de trás.
  • Utilize os bolsos da roupa para colocar dinheiro e cartões separados. Isto dificulta o furto, principalmente se estiver em uma situação de aglomeração.
  • Não abra a carteira se não estiver no momento de pagar sua compra, você não sabe quem pode estar por perto esperando esta oportunidade.
Acesso ao veículo

Quando caminhar até seu veículo, tenha as chaves na mão, olhe em volta e dentro do
carro antes de se aproximar para abri-lo.

Ao entrar, trave as portas e dê a saída logo, mesmo se estiver em estacionamento de shopping ou de grandes lojas. Os criminosos geralmente abordam pelo lado do motorista, vindo por trás. Também há o risco de clonagem de controle remoto para abertura de portões. Por isso procure um controle confiável, que dificulte a clonagem, para não correr este risco quando chegar em casa.

Acompanhe sempre as postagens do blog e nossas redes sociais.  Além de se preocupar com a segurança patrimonial, o Grupo CoopServices preza pela sua segurança.