Como deixar sua casa segura e tirar férias com tranquilidade - Grupo CoopServices
composite of hand pointing at padlock graphic
3 motivos para terceirizar portaria em condomínios e empresas e garantir a segurança
21/12/2016
Imagem
As profissões do futuro e a ligação com a tecnologia
25/01/2017
Exibir tudo

Como deixar sua casa segura e tirar férias com tranquilidade

home-securitycapa

Chegou o final do ano e com ele o período de comemorações, festas e as merecidas férias. A época coincide com o início do verão e acaba sendo um incentivo para viajar e curtir a temporada longe de casa. Mas mesmo sendo um momento festivo é necessário ficar atento às questões de segurança na sua residência para que o descanso merecido não seja interrompido por notícias ruins de crimes contra o seu patrimônio.

Infelizmente os registros de assaltos à residências nesta época do ano triplicam e vale lembrar que Curitiba já teve crescimento em relação aos delitos patrimoniais de 5% entre julho de 2015 e julho de 2016.

Ainda conforme pesquisa realizada pela Polícia Militar do Paraná com as vítimas de assaltos a residências, 48% admitiram que a estrutura da casa permitiu o delito e 36% afirmaram que atitudes suas e de outros moradores da casa facilitaram a ação dos criminosos.

Sabendo disso, deve-se tomar cuidado para não criar a oportunidade para os delinquentes. Para evitar entrar nas estatísticas, atitudes de prevenção podem fazer toda diferença. Quem vai deixar a casa fechada e viajar deve ficar atento para alguns cuidados simples.

Confira nossas dicas e saiba como deixar sua casa segura e aproveite as férias de verão.

 

 

entrega1 # Entregas e visitas

Se você recebe jornais e revistas em casa suspenda a entrega enquanto estiver fora para que não fiquem acumulados na frente da casa. Os folhetos de propaganda também denunciam ausência se ficarem muito tempo no jardim ou quintal da casa. O ideal é contar com um parente ou amigo que possa recolher o que for jogado no quintal.

Se mora em condomínio vertical ou horizontal, comunique o zelador ou porteiro sem alarde, para que recebam as correspondências e as guardem.

Também deve ser suspensa a visita de terapeutas, diaristas, jardineiros entre outros profissionais.

 

luz-acesan2# Luz acesa

O hábito comum de deixar a luz acesa para indicar que tem gente em casa pode surtir efeito contrário quando os possíveis criminosos perceberem que a luz fica acesa dia e noite. Como os criminosos são oportunistas, vão observar que a luz não apaga e deduzir que a casa está vazia, seja a luz em área externa ou interna da residência. O ideal é utilizar temporizadores capazes de ligar e desligar a iluminação em horários determinados.

 

 

campainha3# Desligue campainha e transfira as ligações fixas

Desligar a campainha e transferir as ligações do telefone fixo também são dicas importantes. Muitas vezes os bandidos acionam a campainha ou telefonam para número fixo em horários diferentes para saber se tem alguém em casa. Quando escutam a campainha do lado de fora e ninguém atende acabam concluindo que a casa está vazia.

Já as ligações de telefone devem ser transferidas para o celular o que possibilita que as chamadas sejam atendidas em qualquer lugar.

 

 

This photo illustrates a burglary or thief breaking into a home at night through a back door during the Christmas Holiday Season. View from inside the residence.

4# Revise sistemas de segurança, portas e janelas

Como é recomendado fazer uma revisão no carro antes de viajar, também a casa deve passar por este procedimento. Deve-se conferir o funcionamento das dobradiças, trancas e fechaduras das portas e janelas. Qualquer problema pode facilitar a ação dos bandidos.

Se a residência possui equipamentos de alarme e monitoramento remoto com câmeras e sensores de presença, certifique-se que o sistema esteja funcionando antes de sair e se for o caso solicite a manutenção à empresa responsável.

Caso não tenha um sistema de segurança, nem é preciso dizer que está facilitando as ações dos bandidos.

As dicas valem também para quem mora em condomínios verticais ou horizontais. Porém moradores e funcionários do condomínio devem seguir procedimentos de segurança específicos para este período, a fim de minimizar ou anular as ações criminosas.

Se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre o assunto deixe seu comentário abaixo.